top of page
Buscar
  • Foto do escritorMUR Uberlândia

Os Anjos (Parte II) – Hierarquias Angélicas e Curiosidades


A existência dos anjos é uma verdade de fé, definida no IV Concílio de Latrão, em 1215, mas cuja afirmação e formulação data de 325, sob o pontificado do Papa São Silvestre, do Concílio Ecumênico de Necéia I do qual se lê no decreto D. 54: “Creio em um só Deus, Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.”

Os anjos de Deus são divididos em três hierarquias, com três coros cada um. Na primeira hierarquia estão os anjos mais próximos a Deus, os mais íntimos dEle, os quais se dedicam à constante adoração, amor e glorificação de Deus, em um grau muito mais elevado que as outras hierarquias. Aqui se encontram os coros dos Serafins, Querubins e Tronos.

1. Serafins: A palavra grega “séraph” deriva do hebraico e que dizer “queimar completamente”. Nesse conceito, os serafins são aqueles “que se consomem” no amor ao Sumo Bem, o Deus Altíssimo, sendo os mais próximos dEle dentre todos os coros angélicos. Eles aparecem na Sagrada Escritura uma vez em Isaías 6, 1-3: “1No ano da morte do rei Ozias, eu vi o Senhor sentado num trono muito elevado; as franjas de seu manto enchiam o templo. 2Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um para (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com terceiro, voavam. 3Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!

2. Querubins: A origem da palavra é o hebraico “chérub”, “plenitude de sabedoria e ciência” de acordo com as interpretações de São Jerônimo e Santo Agostinho. São os anjos guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com missão especial de transmitir a Sabedoria. Na Sagrada Escritura, podemos ver o nome dos Santos Querubins aparece cerca de 80 vezes. No início da criação, foram colocados por Deus para guardar o caminho da Árvore da Vida (Gn 3, 24); são eles as criaturas misteriosos que o profeta Ezequiel viu no momento de sua vocação (Ez 10, 12); no episódio das prescrições para construção da Arca da Aliança recebidas por Moisés, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins (Ex 25, 8-9.18-19). Seu privilégio diante de Deus é verem a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos abaixo deles.

3. Tronos: Algumas vezes são chamados “Sedes Dei”, “Sejas de Deus”. A sua missão é acolher em si e transmitir aos Santos Anjos dos coros inferiores a Grandeza do Criador, ou seja, apresentam o esplendor da Divina Onipotência a eles.

A segunda hierarquia de anjos, formada pelas Dominações, Potestades e Virtudes, dirige os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia. Estes anjos são responsáveis pelos acontecimentos do Universo

4. Dominações: São os anjos que constituem a alta nobreza celeste e dominam sobre todas as ordens angélicas encarregadas de executar a vontade de Deus. São Gregório escreveu: “Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes.” Estão incluídos nos anjos que exercem a função de “Ministro de Deus” sendo enviados para missões mais relevantes

5. Postestades: São os “condutores da ordem sagrada”, executando as grandes ações que tocam ao governo universal do mundo e da Igreja, operando prodígios e milagres extraordinários. Transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando especialmente da “forma” ou “maneira” como devem ser feitas as coisas. São espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao Criador

6. Virtudes: O nome significa “força”. Assemelham-se às Potestades, porque também transmitem o que deve ser feito pelos outros, mas sobretudo, eles auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. São encarregados, portanto, de eliminar os obstáculos que se opõem ao cumprimento da ordem de Deus, afastando os anjos maus, que assediam as nações para desviá-las de seu fim, mantendo as criaturas na ordem da Divina Providência. As pessoas que sofrem de fraquezas físicas ou espirituais devem acorrem, por meio de orações, aos Santos Anjos das Virtudes, pois se tratam de anjos fortes e viris.

A terceira hierarquia de anjos é formada pelos Principados, Arcanjos e Anjos. São os espíritos que executam as ordens do Deus Altíssimo, sendo os mais próximos a nós. São conhecedores profundos da natureza humana, insinuando, avisando ou mesmo castigando conforme o caso.

7. Principados: São revestidos de autoridade especial, sendo enviados a príncipes, reis, províncias e dioceses e, portanto, eles são aqueles que presidem os reinos, as províncias e as dioceses. Logo, eles são assim denominados por possuírem ação mais extensa e universal. No livro de Daniel são apresentados com protetores dos povos: isso quer dizer que eles são responsáveis por levar as instruções e avisos de Deus ao conhecimento dos povos confiados a eles. Mas quando rejeitados pelos povos, os Principados se transformam e anjos vingadores derramando as taças da ira Divina sobre eles, para reconduzi-los mediante o castigo e a dor de volta ao Deus de Amor e Misericórdia que propositalmente abandonaram.

8. Arcanjos: Os Arcanjos são enviados por Deus a missões de maior importância junto aos homens, estando acima dos anjos e sendo considerados os intermediários mais importantes entre os mortais e Deus. São seres espirituais superluminosos, pois cuidam de diversos aspectos da existência humana. Existem três arcanjos com nomes conhecidos: Gabriel (“Força de Deus”), Miguel (“Quem como Deus?”) e Rafael (“Medicina de Deus”).

9. Anjos: Os Anjos são mensageiros de Deus, recebem as ordens dos Coros superiores, executando-as e possuem a guarda de cada pessoa em particular, defendendo das inimigos visíveis e invisíveis e conduzindo no caminho da salvação, desviando do mal e encaminhando para o bem. Sobre essa missão, em Êxodo 23, 20-22, Deus inspira o escritor sagrado: “Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários”. Dentre os coros angélicos, os anjos são os mais próximos à humanidade e os mais preocupados com as questões humanas. São aqueles que cuidam do coração dos homens.

Algumas curiosidades sobre os anjos que é bom saber:

  • Os anjos e os demônios (anjos caídos) travam constantemente uma guerra espiritual pelas almas humanas de modo a nos afastarem ou aproximarem de Deus.

  • São Miguel Arcanjo é o líder do exército dos anjos de Deus, o anjo fiel que lidera os bons anjos na batalha espiritual contra os anjos caídos.

  • Satanás é o líder dos anjos caídos, sendo antes um anjo bom que decidiu afastar-se de Deus.

  • ós também estamos em batalha espiritual quando rezamos ou fazemos práticas espirituais.

  • Muitos santos lutaram mesmo fisicamente contra demônios. Podemos citar Santa Gemma Galgani, São Pio de Pietrelcina, São João Maria Vianei, Santa Teresa D’Ávila e Santo Antão. Você pode conferir nesse artigo essas histórias.

  • Segundo o livro de Tobias existem sete Arcanjos. O próprio São Rafael nos diz “Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.” (Tb 12, 15)

  • Certa vez, São Bernardo de Claraval teve uma visão quando rezava em uma Igreja. O santo viu descer uma multidão de anjos do céu e se colocar ao lado de cada fiel presente na Igreja. Cada um deles abriu um livro e começou a escrever com diferentes materiais (ouro, prata, tinta e água), então ele perguntou o porquê de todos os anjos não escreverem com o mesmo material e um dos anjos respondeu: “Escrevemos com ouro as orações feitas com amor; com prata, as orações feitas com fé; com tinta, as orações feitas com atenção; com água, as orações feitas só com os lábios.”

Que os Santos Anjos de Deus nos protejam e guiem no reto caminho de Deus hoje e sempre! Deixe o seu comentário!


FONTES:

106 visualizações0 comentário
bottom of page