top of page
Buscar
  • Foto do escritorMUR Uberlândia

A Igreja negava que a Terra é esférica?

Atualizado: 28 de abr. de 2018


Tal falácia surgiu no meio iluminista, do qual os intelectuais estavam sempre dispostos a ridicularizar e maldizer a Igreja. Ao espalhar esse boato a eficácia foi tão grande que passou a circular pelas ruas, virando até mesmo peça de teatro. Vendo o sucesso da historinha que criaram, os iluministas passaram a divulgá-la em outros meios como livros, jornais e universidades perdurando até os dias atuais. Em resumo a historieta é ensinada da seguinte forma:


“Na Idade Média, a Igreja ensinava que a Terra era um disco plano (ou pior, que era quadrada!), baseando-se na sua interpretação da Bíblia. Os cientistas que ousavam dizer que ela era esférica eram tostados na fogueira. Por isso, os navegadores europeus acreditavam que, se chegassem até a linha do horizonte, seus navios cairiam em um grande abismo. A viagem de Colombo, em 1492, finalmente destruiu essa crendice.”

Fonte: (Alexandre Varela e Viviane Varela, As grandes mentiras sobre a Igreja Católica – Desvende os mitos sobre o catolicismo, 1 ed. São Paulo: Editora Planeta, 2016.)


Mas a verdade é que, em 1473, dezenove anos antes da viagem de Colombo, foi publicado o Tractatus de Sphaera Mundi, de autoria do monge inglês e professor universitário de Astronomia da Universidade de Paris, John of Hollywood (João de Sacrobosco). Trata-se do manual de astronomia e geografia com o maior número de edições até os dias atuais. O tratado era muito usado por navegadores portugueses em suas expedições. Os escolásticos (professores universitários medievais) eram em grande parte sacerdotes e grandes conhecedores das obras de Aristóteles e o tinham como uma de suas principais referências. O pensador grego também acreditava na esfericidade da Terra. Não se nega que houveram alguns poucos pensadores que afirmavam que a Terra era chata, mas estes foram exceções desconsideradas pelos pensadores influentes da época.

Santo Tomás de Aquino na Questão 1, Artigo 2 da Suma Teológica afirma: “Tanto o astrônomo quanto o físico demonstram que a Terra é redonda; mas o astrônomo o deduz a partir de algo abstrato, a matemática, e o físico o faz por algo concreto, a matéria.” Dante Alighieri na Divina Comédia, canto XXII, Verso 134 refere-se a Terra como “globo”.

Existem ainda evidências visuais que atestam sobre a posição da Igreja quanto à esfericidade da Terra. A escultura Carlos Magno, representando uma das mais importantes personalidades católicas de todos os tempos, datada aproximadamente do ano 900 e parte do acervo do Museu do Louvre, mostra o imperador segurando um globo, o globo terrestre demonstrando o seu grande poder imperial. Além da obra do Louvre, uma grande quantidade de esculturas, mostram o imperador segurando uma esfera. A maior prova vem, entretanto, de Jesus Cristo. Uma série de obras retratam Nosso Senhor segurando uma esfera, a Terra.


1. Cetro com escultura de Carlos Magno, no museu do Louvre. Século XIV.

Fonte:https://www.facebook.com/ocatequista/photos/a.365256043494593.88955.243880102298855/1339220602764794/?type=3&theater

2. Escultura de Calos Magno, Museu do Louvre, Paris.

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/130111876707398976/

3. Obra de Gherardo Starnina, datada aproximadamente do século XIV.

Fonte: https://artmirrorsart.wordpress.com/2017/04/09/mirror-spheres-or-adventures-of-globus-cruciger-in-flanders/

4. Madonna and the Child Jesus Holding a Globe (detalhe). Por Fra Angelico, 1433-35. Museu de San Marco, Florença, Itália.

Fonte: http://squishyjesus.blogspot.com.br/2014/03/madonna-and-child-jesus-holding-globe.html

5. Imagem de Nossa Senhora da Grade, padroeira de Lille (França), do século XI. Fonte: http://jscristo.com.br/licoesFe/a-igreja-e-a-idade-media-12



FONTE DO TEXTO: Alexandre Varela e Viviane Varela, As grandes mentiras sobre a Igreja Católica – Desvende os mitos sobre o catolicismo, 1 ed. São Paulo: Editora Planeta, 2016, pp. 170-173.


FONTES ADICIONAIS:

1. AQUINO, São Tomás. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2006. (Pra quem desejar, eu tenho os livros da Suma salvos no meu computador)

2. RUSSELL, Jeffrey Burton. Inventando a Terra-Plana. Santo Amaro: Unisa, 1999.

117 visualizações0 comentário
bottom of page